Translate

segunda-feira, 6 de março de 2017

NO VELHO NÃO HÁ NOVO... E NO NOVO NÃO HÁ VELHO.

         Um amigo espiritual em que o meu coração o conhece, certo dia mostrou-se a mim e deixou está mensagem: No velho não há novo... E no novo não há velho. Compreendi que ansiamos por nos tornarmos pessoas melhores, mas que não trabalhamos seriamente, com determinação e perseverança a cada dia neste processo delicado de nos desfazer das coisas velhas que à tanto carregamos em nossos corações e em nossa mente; e que no melhoramento verdadeiro não se pode haver as tendências velhas, e nem no velho ser, não se pode haver verdadeiras tendências novas.

        Por isso que é necessário haver muitas vezes as crises; são as crises que impulsionam a transformação, é necessário o “puxão de orelha” muitas vezes para que possamos despertar deste processo de ciclo vicioso das velhas tendências e formas de ser, que carregamos em nós por diversas encarnações. Mas, chega o momento em que nossa consciência, que é nosso espírito desperta para a mudança, quando estamos aptos a entender e nos desfazer do velho que carregamos vida após vida.

        Não podemos nos tornar indivíduos melhores se carregamos os nossos pensamentos, sentimentos, atitudes velhas, em que estão impregnadas ainda de atraso moral. Para que haja o novo, temos que ir nos desfazendo de tudo o que é velho em nós. Não é um processo fácil e nem rápido, que demanda reencarnações, mas que temos que começar o quanto antes nesse compromisso que com o passar do tempo e dos anos aquece nosso coração com as pequenas vitórias alcançadas. 



        Vícios não são apenas as drogas ilícitas, ou bebidas alcoólicas, ou cigarros, ou medicamentos que se tornam viciosos... Os nossos pensamentos que emanamos sobrecarregados de fluxos inferiores, são vícios, assim como nossos sentimentos e atitudes. No livro O Espírito de Verdade, psicogravado por Chico Xavier, O Espírito Emmanuel nos alerta de uma forma doce sobre a responsabilidade em que temos com o nosso pensar, falar e com o corpo; Emmanuel nos esclarece que:
“A existência terrestre pode ser comparada a laboriosa viagem.
O corpo é a embarcação.
O pensamento é a força.
A língua é o leme.”
Por isso, que essas tendências velhas tem que serem trabalhadas a cada dia para irmos nos desfazendo do velho, e preparando o ambiente no ser imortal que somos para a chegada do novo. Assim, é um dia de cada vez, para trabalharmos nossas tendências e dificuldades viciosas.

        É levantar-se pela manhã e pedir a Deus a força necessária de vencermos as nossas dificuldades interiores que nos afeta, pedir animo para vencer esse velho que carregamos. E no final do dia quando o corpo físico reclamar o descanso necessário para o refazimento das forças físicas, ter a certeza de que o melhor fizemos para este processo de melhoramento das dificuldades espirituais acentuadas, que nos incomodam, e assim irmos trabalhando arduamente, mas temos que primeiro despertar, e sendo um dia por vez; até conseguirmos um dia, ou em outras reencarnações, está implantado em nosso espírito o novo, sem mais resquícios de velho em nosso espírito, não é um trabalho a ser realizado apenas para esta vida, mas que podemos avançar no nosso melhoramento ainda enquanto estamos por aqui nessa existência. Estando-nos aptos a alcançar voos mais altos, na nossa caminhada evolutiva, com as bênçãos de Deus.

        O Apóstolo Paulo, em carta aos Efésios, fala deste processo de despertamento de consciência para a transformação do velho em novo no espírito e dar uma rota para o melhoramento, Paulo fala que:
        “(...)Vós, porém, não foi para isto que vos tornastes discípulos de Cristo, se é que o ouvistes e dele aprendestes, como convém à verdade em Jesus.
        Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras.
        Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma, e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade.
        Por isso, renunciai à mentira. Fale cada um a seu próximo a verdade, pois somos membros uns dos outros.
        Mesmo em cólera, não pequeis. Não se ponha o sol sobre o vosso ressentimento.
        Não deis lugar ao demônio.
        Quem era ladrão não torne a roubar, antes trabalhe seriamente por realizar o bem com as suas próprias mãos, para ter com que socorrer os necessitados.
        Nenhuma palavra má saia da vossa boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível, e benfazeja aos que ouvem.
        Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.
        Toda amargura, ira, indignação, gritaria e calúnia sejam desterradas do meio de vós, bem como toda malícia.
        Antes, sede uns com os outros bondosos e compassivos. Perdoai-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou, em Cristo.
        (...)
        Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo (...).
       Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos.
       Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças.
        Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus.
        (...)
        Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes.
        Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade.
        Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente.
        Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas.
        Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz.
        E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto {a Escritura} diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará {Is 26,19; 60,1}!
        Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus.”

        Apesar de muitas vezes nos desanimarmos, ou pensar de não sermos capazes de transformar o velho em novo em nós, lembremos que Deus nos criou para a luz, e que Ele é um Pai de Misericórdia, Generoso, que permitiu caminharmos por nós mesmos em direção a luz a divindade, em desenvolvermos os potencias que carregamos, isso se chama Confiança Divina; pois carregamos em nós tudo o que necessitamos, basta descobrirmos e ter a perseverança em trabalhar e recomeçar sempre que necessário. Deus nos ama. Não desistamos de nós, pelo fato que simplesmente somos capaz, basta a consciência despertar.

No velho não há novo...
...E no novo não há velho.
(De um Amigo Espiritual)


Blog Jardim Espírita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!