Translate

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

OBSERVAÇÕES A PROPÓSITO DOS DESENHOS DE JÚPITER

        O Espiritismo nos traz a luz a certeza da pluralidade dos mundos habitados. O Universo infinitamente vasto, com várias galáxias, mundos magníficos distintos, com suas variantes de dimensões, não poderia ser habitado apenas por nós humanos, que a propósito estamos no inicio da nossa evolução. Há infinitas habitações pelo Universo em graus evolutivos inferiores em relação a Terra, em estágio evolutivo como a Terra, e mundos mais avançados que a Terra. E Júpiter que faz parte do nosso mesmo sistema planetário é um desses mundos, em que está em estágio evolutivo mais avançado que nós. Na Revista Espírita, na edição de Agosto de 1858, foi publicado a seguinte matéria sobre um desenho de uma habitação de Júpiter. Segue o texto da matéria: 


         Estamos inserindo neste número da Revista, conforme havíamos anunciado, o desenho51 de uma habitação de Júpiter, executado e gravado pelo Sr. Victorien Sardou como médium, ao qual acrescentamos o artigo descritivo que teve a gentileza de escrever a respeito. Seja qual for, sobre a autenticidade dessas descrições, a opinião dos que nos poderiam acusar de nos ocuparmos do que acontece nos mundos desconhecidos, quando há tanto o que fazer na Terra, rogamos aos nossos leitores não perderem de vista que o nosso objetivo, como o indica o subtítulo da revista é, antes de tudo, o estudo dos fenômenos, nada devendo, portanto, ser negligenciado. Ora, como fato de manifestação, esses desenhos são, incontestavelmente, os mais notáveis, se considerarmos que o autor não sabe desenhar nem gravar, e que o desenho que oferecemos foi por ele gravado em água forte, sem modelo nem ensaio prévio, em nove horas. Supondo que esse desenho seja uma fantasia do Espírito que o traçou, o simples fato de sua execução não seria um fenômeno menos digno de atenção e, a esse título, cabe à nossa coletânea torná-lo conhecido, bem como a descrição que dele nos deram os Espíritos, não para satisfazer à vã curiosidade das pessoas fúteis, mas como objeto de estudo para quantos desejarem aprofundar-se em todos os mistérios da ciência espírita. Incorreria em erro quem acreditasse que fazemos da revelação de mundos desconhecidos o objeto capital da doutrina; para nós isso não constituiria senão um acessório, que julgamos útil como complemento de estudo. Para nós, o essencial será sempre o ensinamento moral, de sorte que procuramos, nas comunicações do além-túmulo, sobretudo aquilo que possa esclarecer a Humanidade e conduzi-la ao bem, único meio de lhe assegurar a felicidade neste e no outro mundo. Não se poderia dizer o mesmo dos astrônomos, que igualmente sondam os espaços, e perguntar qual seria a utilidade, para o bem da Humanidade, saberem calcular com precisão rigorosa a parábola de um astro invisível? Nem todas as ciências têm um interesse eminentemente prático; entretanto, a ninguém ocorre tratá-las com desdém, porque tudo que amplia o círculo das idéias contribui para o progresso. Dá-se o mesmo com as comunicações espíritas, ainda que escapem ao círculo acanhado da nossa personalidade.

Desenho de uma habitação de Júpiter.
Recebido por meio de mediunidade pelo Sr. Victorien Sardou.


51 N. do T.: Vide reprodução fotográfica do desenho referido na página seguinte, em tamanho reduzido. (Este fac-símile deixou de ser publicado nas reimpressões posteriores da Revista Espírita de 1858.)


Fonte: Revista Espírita – Agosto de 1858.


2 comentários:

  1. Eu Gostaria Que Fslsse Sobre A Colônia Espiritual Alvorada Nova Muinto Obrigado Boa Noitw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos!

      Vamos ver o que podemos conseguir de confiança sobre a Cidade Espiritual Alvorada Nova, para fazer a postagem. Mas, antes temos outras postagens que estão aguardando para serem postadas, enquanto isso vamos buscando informações sobre Alvorada Nova.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!