Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2016

O SENTIMENTO DE CULPA

          Já tivermos inúmeras vidas, passamos por varias culturas, raças, níveis sociais, tempos da história terrena... Com erros e acertos, possivelmente errando mais que acertando. E determinados erros grava no espírito o sentimento de culpa.

          Estes erros acarreta no espírito quando desencarna uma condição moral precária. Carrega no plano espiritual os tormentos das suas falhas, com remorso e sem esquecer os erros que cometeu, com a situação difícil de vivenciar, para esquecer temporariamente os atos cometidos, para trabalhar a sua culpa, redimir-se, perdoar-se, implora pela oportunidade de reencarnar novamente, muitas vezes em condições precárias, assim a vida na matéria surge como um refugio em seu socorro, para esquecer de si mesmo temporariamente e dos erros praticados.

          Deus concede a benção do esquecimento quando reencarnamos, porque seria impossível de convivermos com fatores do nosso passado, como vimos a reencarnação no assunto de culpa é um refugio, por esquecer temporariamente os atos cometidos em outra experiência física. No entanto, apesar do esquecimento do passado carrega-se traços, resquícios da personalidade passada, ou seja, as reencarnações anteriores deixa características psíquicas, pelo jeito como se ver, se encara o mundo, a vida, como se vive, as aspirações, as tendências... Apesar do esquecimento.


          Assim, há pessoas que carregam o sentimento de culpa sem saber o por que, e do que acarretou tal sentimento, sendo isto reminiscências, lembranças inconscientes da vida passada, devido a intensidade da experiência e porque quando estava na erraticidade (vivendo no mundo espiritual entre uma encarnação e outra) imporam a si mesmos de forma punitiva o pensamento fixo do ato negativo cometido, que quando reencarnam novamente passam o tempo inteiro esperando sofrimento, tragédia.

          A culpa produz inúmeras aflições, isto porque instala-se de modo doentio e é como corroesse as emoções, permitindo que se instale na mente conflitos que leva a loucura, sendo consequência da insegurança psicológica no julgamento das próprias ações. O espírito Joanna de Ângelis afirma que: “A culpa deflui de uma ação física ou mental portadora de carga emocional negativa em relação a outrem ou a si mesmo.”

          Estas faltas cometidas são como fantasmas que assombram a consciência do indivíduo culpado, podendo leva-lo a passar a existência física consumindo-se em desespero, raiva, tristeza, lamentação, mágoa... Abrindo-se para o estado depressivo, e assim para as incidências obsessivas, pois devido ao seu estado de culpa os espíritos inferiores o manipulam para causar graves danos espirituais, provocando quadros de pessimismo, desânimo, desconforto emocional, podendo em casos mais graves e crônicos levar à loucura, ou até mesmo à morte física.

          Os espíritos culpados estão no caminho da regeneração, mas precisam estar sempre prevenido-se contra as reminiscências infelizes do passado de culpa, isto porque ficar trazendo a mente a lembrança dos erros cometidos não ajuda em nada, o que se tem que ter é consciência do estado em que a sua moral se apresenta no caminho evolutivo, para poder saber onde se deve trabalhar com maior perseverança e avançar sem medo de recomeçar sempre que falhar novamente, é buscar melhoras com a auto ajuda de forma permanente, até vencer a si mesmo. Não é necessário ficar sempre buscando nas lembranças desta ou de outras existências as causas dos sofrimentos atuais, que estas falhas podem-se e devem-se serem solucionadas. Lembremos de Mestre Jesus: “Orai e vigiai.” É a atitude que sempre temos que tomar.

           No livro Sendas Luminosas de Divaldo Franco, pelo espírito de Joanna de Ângelis, encontramos que: “A ascensão é experiência grave que exige esforço e decisão imbatíveis. Qualquer desalento ou incerteza frustra o programa de crescimento íntimo, conspirando contra o prosseguimento da marcha... Não há, na Terra, pessoa alguma que se encontre sem haver passado pelo caminho do erro para acertar, da sombra para alcançar a luz, do sofrimento para melhor amar...
Consciência de culpa é porta aberta para a reparação e não para a descida ao abismo do sofrimento.”


2 comentários:

  1. Mas se a pessoa, sofre mais do que conquistas coisas boas, mesmo sabendo que as coisas boas são temporárias ao sofrimento causado pela própria pessoa em uma vida anterior, a culpa não é da pessoa em sí mas ela aparece e toma conta de você, sem você perceber esse estado, não é tão simples assim chegar e esquecer tal coisa a reencarnação existe para isso, mas mesmo assim ainda trazemos alguma mágoa do passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, meu Amigo Leitor!

      Não, não é fácil esquecer e de trabalhar este sentimento difícil de culpa inconsciente. Mas a reencarnação é justamente para isso, para amenizar esta culpa carregada devido a ocorrência em vidas passadas. Interessante o que você falou que: a culpa aparece e toma conta de você, sem você perceber esse estado. É como se você vivesse com frequência neste estado, nesta frequência de culpa. Confie em você mesmo, você pode reverter esta frequência de estado de sentimento, pois não há mais o que fazer sobre o passado, mas sim, há o que fazer com o seu presente e o seu futuro. Porque o passado não se pode mais concertar, mas se você trabalhar no presente este sentimento, você teria um futuro liberto e brilhante. Quando você identificar este sentimento de culpa em você, pense em Jesus, faça uma prece, faça algum bem que estiver ao seu alcance, faça disso um exercício e assim você irá se libertando. Acredite em si mesmo, porque é possível. Estamos aqui para nos libertar das nossas faltas, das nossas falhas, então é possível alcançar outro nível de sentimento. Porque Jesus nos diz que “O amor cobre a multidão de pecados.” Com os ensinos de Jesus não há nada que não podemos fazer se nos disciplinarmos.

      Te desejo que os bons espíritos esteja ao teu lado nesta caminhada libertadora e persevere. Jesus te ilumine e abençoe.

      Deus conosco.
      Que Jesus nos ampare sempre.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!