Translate

quinta-feira, 29 de junho de 2017

15 ANOS DO DESENCARNE DE CHICO XAVIER

        
          Chico Xavier deixou o plano físico em 30 de junho de 2002, aos 92 anos de idade, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, às 19:30. Oito dias antes de completar 75 anos de trabalho para o Espiritismo, com sua mediunidade abençoada, como um dos mais legítimos discípulos de Jesus. Fazendo neste ano de 2017, 15 anos do seu desencarne.

        Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico dizia que iria desencarnar num dia de muita felicidade para o Brasil, em que o país estivesse em festa, para assim o desencarne dele não causar tristeza. E assim aconteceu. Pois, o país festejava a conquista do pentacampeonato da Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Chico desencarnou cerca de nove horas depois da partida final de Brasil x Alemanha.

        Segundo a Polícia Militar de Minas Gerais, cerca de 120 mil pessoas compareceram ao velório do médium, que aconteceu em Uberaba nos dias 1 e 2 de julho. Em um caminhão do Corpo de Bombeiros, o caixão com o corpo do médium percorreu 5km até chegar ao Cemitério São João Batista, em Uberaba, e mais de 30 mil pessoas acompanharam o cortejo a pé. Quando o caixão chegou ao cemitério, foi recebido com uma chuva de pétalas de 3 mil rosas lançadas em profusão de um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal.


        Francisco Cândido Xavier, com sua mediunidade ímpar, a sua bondade atraiu pessoas de todos os credos, e até mesmo aquelas que não tinha nenhuma religião. Psicografou 468 livros, vendendo mais de 50 milhões de exemplares em todo o mundo, todo os direitos autorais da venda dos livros foram para instituições de caridade. Nunca ficando com nenhum valor desses livros. Também psicografou cerca de 10 mil cartas, sem nunca ter cobrado nada. Esta dedicação no trabalho em benefício do próximo possibilitou a Chico a indicação, ao Prêmio Nobel da Paz de 1981. E no ano de 2012, Chico foi eleito “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, em evento promovido e realizado pela emissora de televisão SBT.

        Chico foi um homem extraordinário, com sua vida de dedicação e sem a necessidade do muito para viver, sempre levou a sua vida da forma mais simples, sem luxos. Homem de coragem, para propagar o Espiritismo, e ser o elo entre os espíritos e os encarnados. Sua humildade exemplificadora e capacidade de transmitir mensagens vindo da espiritualidade de forma clara e precisa. E todo seu amor por aqueles para os necessitados, uns que iam em busca de simples sopa, cesta básica... necessitados para viver; outros que com toda a sua riqueza financeira necessitada do seu auxilio para vencer as dificuldades que atravessavam.

        No vídeo abaixo está a reportagem do Jornal Nacional da TV Globo com a cobertura do velório e do enterro da morte de Chico Xavier. A fonte deste vídeo é de Fabio Marckezini no YouTube. 


                                     

À Chico as nossas energias de agradecimentos e de amor.

terça-feira, 27 de junho de 2017

CHICO XAVIER JÁ FOI INDICADO AO NOBEL DA PAZ

          Francisco Cândido Xavier, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz de 1981.

        Em 1980, foi realizado um movimento para propor a candidatura de Chico para a premiação. Por iniciativa do escritor, diretor de TV uberabense Augusto César Vannucci, que era amigo de Chico, e outros amigos se associaram e o movimento adquiriu extensão. Esse movimento de abaixo assinado, fez listas percorrerem o Brasil, acumulando cerca de 2 milhões de assinaturas pedindo a candidatura de Chico Xavier ao Nobel da Paz de 1981. E sua candidatura foi aceita.

        Chico afirmou que recebeu a notícia da indicação “Com muita surpresa, porquanto nunca pensei numa indicação dessa.” E contou que aceitou a indicação “Num caso de generosidade espontânea qual o de Augusto César Vannucci, e conquanto me reconheça sem qualquer merecimento para a concessão proposta, recusar-me à apresentação dele seria de minha parte uma descortesia das mais grossas, mesmo porque, em se tratando de Vannucci, que considero amigo particular, desde muito tempo, creio que ele terá tido o propósito de homenagear a Doutrina Espírita ligada ao Evangelho de Jesus, e não a mim.”

         Chico não ganhou o prêmio Nobel da Paz, que foi concedido naquele ano de 1981, ao Alto Comissariado das Nações para os Refugiados (ACNUR), Instituição da ONU, por seu papel no auxílio de refugiados de guerra. Chico Xavier recebeu a notícia da seguinte forma: “Nós estamos muito felizes em saber que um prêmio dessa ordem coube a uma Organização que já atendeu a mais de 18 milhões de refugiados em todo o mundo. A Organização detentora do prêmio é mais do que merecedora dessa homenagem do mundo, através do Prêmio Nobel da Paz. Nós todos deveríamos instituir recursos para uma organização como essa, onde mais de 18 milhões de criaturas encontraram apoio, amparo a bênçãos. Nós estamos muito contentes e, sem falsa modéstia, nós nos regozijamos com os resultados dessa comissão que foi tão feliz nessa escolha, porque, graças a Deus, estamos muito bem. Para fazer um pouco de alegria nos corações, vamos dizer que não tivemos, na Doutrina Espírita, o Prêmio da Paz, mas estamos com a PAZ DO PRÊMIO.”


terça-feira, 20 de junho de 2017

SEJA FORTE

É verdade que às vezes tudo parece cair sobre você, que as soluções dos problemas se escondem, que as forças para vencer os obstáculos parecem faltar e que não há com o que se alegrar. 


Mas, calma. Antes de se dizer sem forças, sem condições, aprume o pensamento, olhe o tanto que pode resistir, realizar e... mãos à obra. 


Vá em frente, confiante de que tudo pode resolver e de que nada impedirá o seu progresso.


Quem não se deixa dominar pelo desânimo experimenta o prazer da vitória. 



Lourival Lopes.
Do livro Paz Todo Dia – pg.55


quarta-feira, 14 de junho de 2017

ÚTERO ARTIFICIAL E A PREVISÃO DE CHICO XAVIER

        No final do mês de abril chegou ao conhecimento do público o estudo que foi publicado no periódico Nature Communications, sobre o desenvolvimento de Útero Artificial. Que foi uma das previsões de Chico Xavier. O estudo está sendo o seguinte:


Em uma experiência liderada por Emily Partridge, do Centro de Pesquisa Fetal do Hospital Pediátrico da Filadélfia, nos Estados Unidos, cientistas conseguiram fazer com que cordeiros prematuros sobrevivessem por 4 semanas fora do útero de suas mães. A ideia é que a pesquisa revolucione o tratamento de bebês prematuros, aumentando suas chances de vida.

Segundo o cirurgião Alan Flake, um dos autores da pesquisa, o simulador de útero dá continuidade ao que ocorre naturalmente dentro do útero. Para isso, os cientistas desenvolveram uma versão sintética do líquido amniótico, que é filtrada constantemente. “Ele reproduz com muita proximidade o útero e a placenta”, afirma Alan Flake. A ideia é que o aparelho – adaptado – sirva para abrigar fetos humanos nascidos muito prematuramente, quando as chances de sobrevivência são de no máximo 15%.


O invólucro é preenchido por uma versão sintética do líquido amniótico de um útero real, que é filtrado constantemente. Além de isolar o bebê prematuro das infecções a que seu sistema imunológico seria exposto no ambiente de um hospital, a substância mantém os pulmões do recém-nascido submersos, um pré-requisito para seu desenvolvimento adequado. 

A respiração é artificial. Uma máquina do lado de fora da bolsa tira gás carbônico e adiciona oxigênio ao sangue do cordeiro – o líquido entra e sai pelo cordão umbilical impulsionado pelos próprios batimentos cardíacos do filhote, não é preciso bombeá-lo. O método evita danos ao delicado sistema circulatório do feto e simula a troca de gases com a mãe.

"Uma das principais vantagens do nosso sistema é evitar a insuficiência cardíaca, que vem do desequilíbrio dos fluxos sanguíneos criados com circuitos de bomba", afirmou à imprensa o pesquisador Marcus Davey, engenheiro líder do projeto. 

Vídeo da Revista Galileu

O equipamento é composto por três itens: a provisão de um líquido cuja composição é semelhante a do líquido aminiótico (como já vimos) e duas engrenagens que garantem o bombeamento de sangue pelo coração e a troca gasosa entre gás carbônico e oxigênio. Os fetos de cordeiro utilizados tinham idade gestacional entre a 15ª e a 17ª semanas, equivalente a 23ª a 24ª semanas de gestação humana, quando foram retirados do corpo das mães por meio da cesariana. No mês seguinte em que permaneceram nesse “útero”, os fetos dos cordeiros ganharam peso e até abriram os olhos. Exames posteriores mostraram que o desenvolvimento cerebral e pulmonar dos animais havia sido adequado.

A pesquisa envolveu seis fetos de ovelha. Todos nasceram entre 105 e 112 dias após o início da gestação – o equivalente a só seis meses na espécie humana. Após quatro semanas no interior do equipamento, todos sobreviveram. Depois do sucesso com os ovinos, a intenção dos pesquisadores é aplicar a tecnologia em maternidades humanas – onde as estatísticas ainda são preocupantes.

“Eu fico impressionado toda vez que vejo nossos cordeirinhos”, afirmou à imprensa Alan Flake, coautor do artigo. “É incrível ver o feto no interior do equipamento agindo da maneira como age no útero, e conseguir dar continuidade a uma gestação normal fora da mãe.”

O plano é desenvolver um recurso semelhante para fetos humanos nascidos por volta da 23ª semana e que permita abrigá-los até a 28ª semana de gestação. Os pesquisadores já deixaram claro, porém, que seria impossível tirar a mãe da equação – a intenção do estudo é simplesmente melhorar as chances de sobrevivência de fetos em urgências médicas. Segundo os cientistas, se conseguirem as liberações necessárias, a estimativa de tempo para que o tratamento esteja disponível para bebês humanos é de três a cinco anos.




A PREVISÃO DE CHICO XAVIER

Assim, mais uma vez vemos o avanço cientifico se concretizar para o bem da humanidade, em que nós espíritas já sabíamos ser possível o útero artificial quando a ciência estiver apta para conseguir realizar a gestação em laboratório. Isto por meio de previsão de Chico Xavier; no primeiro programa Pinga Fogo que participou, em 1971, pela Rede Tupi. Chico falou sobre uma série de avanços científicos que ocorreriam; dentre os temas falou sobre o útero artificial, tratando-o como Tubo de Ensaio; no vídeo abaixo podemos acompanhar a resposta do próprio Chico Xavier, quando afirmou o seguinte: “Então se formos dignos de recebermos o tubo de ensaio, como sendo um castro materno, estruturado pela ciência, vamos esperar que no tubo de ensaio que a reencarnação se faça com muito mais facilidade para as garantias de saúde dos espíritos reencarnantes, porque nós como espíritos reencarnante aqui na Terra, estaremos libertos de muitos traumas que acontece em nossa condição de vida embrionária, quando na companhia mais íntima de nossas mãezinhas sobre a Terra, mas a vinculação do amor, esta não terminará nunca, porque o amor é presença de Deus. E o amor continuará a nos unir uns aos outros para sempre, e nos amaremos cada vez mais, agora vamos educar o amor, porque não temos sabido amar uns aos outros como Jesus nos amou.”

A resposta do próprio Chico Xavier, sobre gestação em laboratório

       Então, esse avanço cientifico poderá fazer com que a reencarnação se der com muito mais facilidade, para garantia da saúde do espírito reencarnante, para que não sofra traumas corriqueiros do período da gestação materna. Assim, além de salvar vidas de bebês, e serem gerados com corpos saudáveis, no futuro a mulher não mais vai precisar correr os riscos da gravidez e seus tormentos. E em relação a vinculação do amor não irá acabar nunca, pois com o passar do tempo vamos compreender que amar não está relacionado à apenas gerar corpos, ou consanguinidade, pois sabemos que à medida que evoluímos a noção de família se estende para a sociedade e à Humanidade.
      Já no livro intitulado “Chico Xavier, o Santo de Nossos Dias” de R. A. Ranieri, autor que, durante algum tempo, na cidade de Pedro Leopoldo, conviveu com Chico Xavier, no capítulo intitulado: As Grandes Reencarnações. Após tecer comentário em torno da reencarnação de grandes espíritos, que se daria na Terra a partir da década de 80, a fim de impulsionar o progresso da humanidade, o autor Ranieri nos informa o seguinte :

Ainda pensávamos nisso. Chico ria para todos naquela sua alegria espiritual de sempre, quando de súbito, alguém voltou a falar em limitações de filhos. Parece que uma mulher. 

- Olha Chico, dizia ela, você não acha que a mulher sofre muito para ter filhos? 

- Sofre, minha irmã, no entanto, quando o filho nasce, ela esquece tudo. Só tem olhos e sorrisos para ele. Há uma grande compensação. 

Disse outro:

- E essa notícia de que estão desenvolvendo o ser humano no laboratório? Eles conseguirão alguma coisa?

Chico ficou sério e confirmou:

- Olha gente, a ciência vai desenvolver o ser humano no laboratório. Eles (os cientistas) vão fabricar um enorme útero no laboratório e aí dentro vão gerar o ser. Levarão talvez de duzentos a quatrocentos anos até conseguirem realizar. Mas vão realizar. Aí libertarão a mulher do parto. E tem outra coisa. Nesse útero, os espíritos vão reencarnar, tudo direitinho, sem problema. Esse fato não vai alterar coisa alguma, a ciência vai conseguir isso. Ora, o avanço da ciência é obra da espiritualidade através dos missionários. 



       O que observamos neste estudo cientifico é o inicio do desenvolvimento que no futuro será algo complexo. Como vimos o objetivo inicial dos cientistas é salvar bebês prematuros, mas como a vida é evolução, os avanços não ficam estagnados e veremos a previsão de Chico Xavier se concretizar por completo no futuro, quando os úteros artificiais ou de laboratório começarem a gestar definitivamente bebês, isto será visto de uma forma normal no futuro. Lembremos que os avanços científicos só ocorrem quando a humanidade está madura e atingiu o progresso determinado para receber tais melhorias para a vida humana. Além do mais, o Espiritismo tem sua base na ciência, Allan Kardec nos informou que, se um dia a ciência provar que o Espiritismo está errado, devemos ficar com a ciência. Isto mostra a autenticidade desta Doutrina, que ver longe, e que a ciência vem comprovando e alcançando novas melhorias para a vida humana. Como é belo ver os avanços científicos para o bem da humanidade e estarmos a presenciar o inicio de tecnologias futuras.


quinta-feira, 8 de junho de 2017

PRECES AOS ANJOS GUARDIÕES E AOS ESPÍRITOS PROTETORES

Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir os homens e conduzi-los no bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; daime a força de suportá-las sem murmurar; desviai de mim os maus pensamentos, e fazei com que eu não dê acesso a nenhum dos maus espíritos que tentarem me induzir ao mal. Esclarecei minha consciência sobre meus defeitos, e elevai de sobre meus olhos o véu do orgulho que poderia impedir-me de os perceber e confessá-los a mim mesmo.

Vós, sobretudo (falar nome do guia), meu anjo guardião, que velais mais particularmente por mim, e vós todos espíritos protetores que vos interessais por mim, fazei com que me torne digno da vossa benevolência. Conheceis as minhas necessidades, que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus.




OUTRA PRECE
Meu Deus, permitir aos bons espíritos que me cercam, virem em minha ajuda quando estiver em dificuldade, e me sustentar se vacilo. Fazei, Senhor, que eles me inspirem a fé, a esperança e a caridade; que sejam para mim um apoio, uma esperança e uma prova da vossa misericórdia; fazei, enfim, que eu encontre junto deles a força que me falta nas provas da vida, e, para resistir às sugestões do mal, a fé que salva e o amor que consola.  




OUTRA PRECE
Espíritos bem-amados, anjos guardiões, vós a quem Deus, em sua infinita misericórdia, permite velar pelos homens, sede meus protetores nas provas da minha vida terrestre. Dai-me a força, a   coragem e a resignação; inspirai-me tudo o que é bom e detende-me na inclinação do mal; que vossa doce influencia penetre minha alma; fazei com que eu sinta que um amigo devotado está perto de mim, que vê meus sofrimentos e partilha minhas alegrias.

E vós, meu bom anjo, não me abandoneis; tenho necessidade de toda a vossa proteção para suportar com Fé e amor as provas que aprouver a Deus me enviar. 



Fonte: Coletânea de Preces Espíritas, de Allan Kardec.


quinta-feira, 1 de junho de 2017

A MÚSICA: TOCANDO EM FRENTE, FOI UMA PSICOGRAFIA.

          A música Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira; muito tocada no meio espírita, foi uma psicografia. Almir Sater, no final do vídeo abaixo revela esta informação. Afirmando que foi um presente inesperado que receberam e contando a história da autoria da música. Renato Teixeira escreveu rapidamente a letra e Almir Sater pegou um violão e começou a tocar e veio rapidamente uma melodia .  No vídeo Almir conta que a música veio tão rápido e sem pensar, que eles não deram muito valor porque foi muito fácil, não sabiam o que tinham em mãos, nem a mensagem da música.
                                  
        Inspiração, significa: ideia ou pensamento que surge de repente.

       O Espiritismo nos esclarece que, a inspiração é o recebimento espontâneo de ideias, pensamentos, concepção/criação, vindo de espíritos. Allan Kardec, no O Livro dos Médiuns escreveu que: O papel do médium mecânico é o de uma máquina; o médium intuitivo age como o faria um intérprete. Este, de fato, para transmitir o pensamento, precisa compreendê-lo, apropriar-se dele, de certo modo, para traduzi-lo fielmente e, no entanto, esse pensamento não é o seu, apenas lhe atravessa o cérebro. Esse é, precisamente, o papel do médium intuitivo.

       Sabemos que os artistas recebem muita inspiração espiritual por meio da arte que exercem. Pela sensibilidade que carregam. E no meio espírita sabemos que há vairas músicas que foram psicografadas. Léon Denis, no Livro O Problema do Ser, do Destino e da Dor; fala que: “Uma das formas empregadas pelos habitantes do mundo invisível para nos transmitirem seus avisos, suas instruções (...) pela mediunidade o espírito infunde suas ideias no entendimento do transmissor.”


       Segue o vídeo com a música cantada por Almir Sater e a explicação da sua criação no final do vídeo. Uma belíssima canção que nos leva a refletir sobre a vida | “Cada um de nós compõe a sua a história. Cada ser em si carrega o dom de ser capaz. De ser feliz.”