Translate

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

DISPUTAS E PACIFICAÇÃO

Mensagem psicografada pelo médium A. H. S. em Brasília, ditada pelo Espírito Abdias Oliveira, em 14 de novembro de 2020. Publicada no site da FEB (Federação Brasileira Espírita).

 

Disputas e Pacificação

 Há momentos decisivos em que a conduta individual é a mais importante manifestação de nossos compromissos. 

            Na atualidade, a abundância de informação tem gerado um estado de perplexidade e o discernimento encontra dificuldade para diferençar os fatos das ficções.
 
            O campo luminoso da linguagem provê os elementos adequados para descrever a realidade ou para modelar a ilusão.

            Há fatos, há ficções e há escolhas. 

Optar por construir filtros pela razão, para distinguir o real do aparente, caracteriza maturidade de espírito com vistas aos acertos das ações. Mas é preciso reconhecer que os nossos estados sentimentais interferem simultaneamente em nossa percepção, em nosso raciocínio e, consequentemente, em nossas ações.

É urgente cuidar da educação do sentir para aprimorar a educação do pensar. 

A nomenclatura técnica denomina viés a influência do passado na apropriação do presente e na projeção do futuro.

Ocorre que nossas limitações de percepção, dificuldades de equilibrar o sentimento e equívocos no desenvolvimento de raciocínios constituem vieses de difícil detecção sem o benefício do diálogo efetivo e das interações construtivas. 

Neste capítulo das relações humanas, a tecnologia da paz tem sido instrumento desconsiderado, quando não afastado por beligerante deliberação. E o resultado é um viés de má vontade comprometendo percepções, sentimentos, raciocínios e ações.

É preciso cultivar a paz no perceber, a paz no sentir, a paz no raciocinar e a paz no agir! Sem atitudes de paz comprometemos o presente e malbaratamos o futuro. 

Paz no perceber implica boa vontade para ver os fatos, disposição para apreciar a realidade. 

Paz no sentir significa evitar o preconceito do juízo influenciado pela emoção precipitada.

Paz no raciocínio equivale a movimentação sincera de analisar os próprios argumentos considerando a possibilidade de que os nossos possam estar inexatos; tanto quanto os dos outros merecem ser entendidos e dialogados, mas jamais proibidos. Toda alma tem o direito de amadurecer no tempo que o Senhor lhe confiou.

Paz no agir é decisão de atitude a reunir amor, justiça e caridade em todas as nossas manifestações, buscando fazer o melhor de nós mesmos em todas das circunstâncias.

Compreendendo os desafios da comunicação humana, é preciso aprender a divergir sem a pretensão de disputar. Divergindo abrimos espaço para dilatados raciocínios; apreciamos aspectos dos argumentos e viabilizamos o crescimento comum.

Disputando pretendemos impor derrotas e exaltar vitorias numa contabilidade doentia, na qual vicejam o egoísmo e o orgulho, em detrimento do aprendizado edificante.

Nestes momentos conturbados em que a ânsia de vitorias cobra o preço da humilhação do outro, tenhamos a serenidade necessária para enxergar a realidade das coisas buscando a pacificação em nosso modo de ser. 

Diante do erro: paz e correção.

Diante do debate: paz e fraternidade.

Diante do desafio: paz e tolerância.

Diante da acusação: paz e trabalho.

Diante da perseguição: perdão e paz.

Estamos todos na escola da vida e mesmo quando equivocados o Senhor nos oferece o benefício do aprendizado. Mas tenhamos certeza de que em paz faremos sempre melhor!

 

Abdias Oliveira (Espírito)

 

(Mensagem psicografada pelo médium A. H. S. Brasília, 14 de novembro de 2020.)
Publicado no site da FEB (Federação Brasileira Espírita).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!