Translate

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Post.189: EXCELÊNCIA DA CARIDADE

É impossível falar de caridade como vimos nas postagens anteriores,  e não mencionar o capítulo XIII da Primeira Epístola aos Coríntios do apóstolo Paulo. Paulo transmitiu nesta mensagem o verdadeiro sentido da caridade, mostrando que em todas as nuances da evolução do espírito é a caridade que faz elevar o ser imortal a dons superiores, que é o caminho mais seguro  a seguir para nos elevar a Deus. É amar o próximo como a nós mesmos, como Mestre Jesus nos ensinou.  Vamos ler essa linda mensagem de Paulo:


Excelência da caridade

Aspirai aos dons superiores. E agora, ainda vou indicar-vos o caminho mais excelente de todos.
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!
A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.
Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje, conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.  
Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade.


Uma mensagem de entendimento complexo, magnífica, em que nos mostra que não adianta fazer coisas de grande magnitude, nem coisas de imenso valor se não existir o verdadeiro exercício de caridade, de forma abnegada. Mostrando que a caridade Não deve ser exercida com ostentação, com a necessidade de ser visto, é como Jesus nos ensinou: “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens.” (Mateus 6:2)  Isto porque a caridade em sua forma sincera não é invejosa, nem orgulhosa, nem arrogante, nem escandalosa, não busca seus próprios interesses, não guarda rancor... Pelo fato que a caridade não espera nenhum reconhecimento, nem agradecimento, lembremos do ensinamento de Jesus: “Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, Ele mesmo te recompensará publicamente.” (Mateus 6:3-4) 
O  livro, O Evangelho Segundo O Espiritismo, diz que Paulo compreendeu de tal forma a caridade quando disse que “Entre estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade.” Coloca, assim, sem equívoco, a caridade acima mesmo da fé, porque a caridade está ao alcance de todo o mundo, do ignorante e do sábio, do rico e do pobre, e porque independe de toda crença particular. E fez mais: definiu a verdadeira caridade; mostrou-a não somente na benevolência, mas na reunião de todas as qualidades do coração, na bondade e benevolência para com o próximo.
O exercício da caridade é sempre crescente, e que nunca terá fim. Quanto mais evoluirmos mais vamos fazer uso da caridade em suas múltiplas formas. 


Um comentário:

  1. LINDA MENSAGEM, POIS TUDO TEM UM PORQUE, UM PROPÓSITO PARA QUE O AMIGO PAULO DE TARSO, TENHA ESCRITO ESSA LINDA EPÍSTOLA, OBRIGADO AMIGO JESUS POR TER DESPERTADO NO DESERTO DE DAMASCO ESSE GRANDE HOMEM QUE É PAULO DE TARSO, E OBRIGADO AMIGOS DO JARDIM POR SEMPRE NOS MOSTRAR UM POUCO MAIS DE HUMANIDADE E CARIDADE ACIMA DE TUDO, POIS SEM CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO.

    ResponderExcluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!