Translate

domingo, 10 de novembro de 2019

O LIVRO DOS ESPÍRITOS: ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO – PROPRIEDADES DA MATÉRIA


*As respostas são dos Espíritos Superiores.

LIVRO PRIMEIRO/ AS CAUSAS PRIMEIRAS
CAPÍTULO II – ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO


PROPRIEDADES DA MATÉRIA

29 – A ponderabilidade é um atributo essencial da matéria?
- Da matéria como a entendeis, sim; mas não da matéria considerada como fluido universal. A matéria etérea e sutil que forma esse fluido é imponderável para vós e nem por isso é menos o princípio da vossa matéria pesada.

30 – A matéria é formada de um só ou de vários elementos?
- De um só elemento primitivo. Os corpos que considerais como corpos simples, não são verdadeiros elementos, mas transformações da matéria primitiva.

31 – De onde provêm as diferentes propriedades da matéria?
- São modificações que as moléculas elementares sofrem pela sua união, e em certas circunstâncias.

32 – Diante disso, os sabores, os odores, as cores, o som, as qualidades venenosas ou salutares dos corpos não seriam mais que as modificações de uma só e mesma substancia primitiva?
- Sim, sem duvida, e que não existem senão pela disposição de órgãos destinados a percebê-los.
Nota de Kardec: Esse princípio é demonstrado pelo fato de que nem todos percebem as qualidades dos corpos do mesmo modo; um acha uma coisa agradável ao gosto, enquanto outro a acha ruim, alguns veem azul o que outros veem vermelho; o que é um veneno para uns é inofensivo ou salutar para outros.

33 – A mesma matéria elementar é suscetível de receber todas as modificações e de adquirir todas as propriedades?
- Sim, e isso é o que se deve entender quando dizemos que tudo está em tudo. (1)
Nota de Kardec: O oxigênio, o hidrogênio, o azoto, o carbono e todos os corpos que catalogamos como simples, não são mais que modificações de uma substância primitiva. Dada a impossibilidade, até o presente a que estamos submetidos, de remontarmos, a não ser pelo pensamento, a essa matéria primitiva, esses corpos são para nós verdadeiros elementos e podemos, sem maiores consequências, considerá-los como tais até nova ordem.

- Essa teoria parece dar razão à opinião daqueles que não admitem na matéria senão duas propriedades essenciais: a força e o movimento, e que pensam que todas as outras propriedades não são mais que efeitos secundários variado segundo a intensidade da força e a direção do movimento?
- Essa opinião é exata. É preciso ajuntar também: segundo a disposição das moléculas, com vês, por exemplo, num corpo opaco que pode torna-se transparente e vice-versa.

34 – As moléculas tem uma forma determinada?
- Sem duvida, as moléculas tem uma forma determinada, mas que não é para vós apreciável.

- Essa forma é constante ou variável?
- Constante para as moléculas elementares primitivas, mas variáveis para as moléculas secundárias que não são mais que aglomerações das primeiras; porque o que chamais moléculas está ainda distante da molécula elementar.

(1)    Este princípio explica o fenômeno conhecido de todos os magnetizadores e que consiste em dar, pela ação da vontade, a uma substância qualquer, a água , por exemplo, propriedades diversas: um gesto determinado e mesmo as qualidades ativas de outras substâncias. Visto que não há senão um elemento primitivo e que as propriedades dos diferentes corpos não são senão modificações desse elemento, resulta que a substância mais inofensiva tem o mesmo princípio que a mais deletéria.
Assim, a água, que é formada de uma parte de oxigênio e duas de hidrogênio, torna-se corrosiva, se se duplica a proporção de oxigênio. Uma transformação análoga pode se produzir pela ação magnética dirigida pela vontade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!