Translate

quinta-feira, 22 de março de 2018

A RESSURREIÇÃO DE JESUS NA VISÃO ESPÍRITA

Passagens Evangélicas 

        No sábado, Maria de Magdala e Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram 

aromas para irem ungir o corpo. De madrugada, no primeiro dia da semana,
elas foram ao túmulo ao nascer do Sol. E diziam entre si: “Quem rolará a pedra da entrada do túmulo para nós?” E erguendo os olhos, viram que a pedra fora removida. Ora, a pedra era muito grande. Tendo entrado no túmulo, elas viram um jovem sentado à direita, vestido com uma túnica branca, e ficaram cheias de espanto. Ele, porém, lhes disse: “Não vos espanteis! Procurais Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram. Mas ide dizer aos seus discípulos e a Pedro que ele vos precede na Galileia. Lá o vereis, como vos tinha dito. (Marcos, 16:1-7) 


        Estava, então, Maria junto ao sepulcro, de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para o interior do sepulcro e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus fora colocado, um à cabeceira e outro aos pés.

Disseram-lhe então: “Mulher, por que choras?” Ela lhes diz: “Porque levaram meu Senhor e não sei onde o puseram!” Dizendo isso, voltou-se e viu Jesus de pé. Mas não sabia que era Jesus. Jesus lhe diz: Mulher, por que choras? A quem procuras? Pensando ser o jardineiro, ela lhe diz: Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar!” Diz-lhe Jesus: Maria! Voltando-se, ela lhe diz em hebraico: Rabboni!, que quer dizer Mestre. Jesus lhe diz: Não me toques, pois ainda não subi ao Pai. Vai, porém, a meus irmãos e dize-lhes: Subo a meu Pai e vosso Pai; a meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: Vi o Senhor, e as coisas que ele lhe disse. (João, 20: 11-18) 


       Após a aparição a Maria Madalena, Jesus reencontra os discípulos: fechadas as

portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: “A paz esteja convosco!” Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, ficaram cheios de alegria por verem o Senhor. Ele lhes disse de novo: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou também eu vos envio”. Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo”. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos. (João, 20: 19-23)


          Um dos Doze, Tomé, chamado Dídimo, não estava com eles, quando veio Jesus. Os outros discípulos, então, lhe disseram: Vimos o Senhor! Mas ele lhes disse: Se eu

não vir em suas mãos o lugar dos cravos e se não puser meu dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não crerei. Oito dias depois, achavam-se os discípulos, de novo, dentro da casa, e Tomé com eles. Jesus veio, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco! Disse depois a Tomé: Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos! Estende tua mão e põe-na no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê! Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Jesus lhe disse: Porque viste, creste. Felizes os que não viram e creram! (João, 20: 19-29)





EXPLICAÇÃO ESPÍRITA 

          O Espiritismo nos esclarece que a "Ressurreição" de Jesus é um fenômeno espiritual, assim sendo natural, explicável, sem ser em nenhuma hipótese sobrenatural, inexplicável; estando de acordo com as Leis Naturais. Primeiramente lembremos das palavras de Mestre Jesus que está no Evangelho escrito por Mateus, cap. 5 - ves.17: “ Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir.” Assim, Jesus não veio destruir, ou derrubar, ou anular as Leis Divinas que regem e estão por todo o Universo, pois ninguém em absoluto carrega este poder, pelo fato que Deus Criou Leis Justas e Imutáveis, e se alguém as anulassem estariam se comparando ao mesmo grau de Deus. Todos os seres de diferentes graus evolutivos por todo o Universo estão submetidos a tais Leis.

         Portanto, o corpo físico de Jesus morreu, se acabou biologicamente, anulando a possibilidade do Seu Espírito se religar aquele corpo físico novamente. As aparições de Jesus depois do seu desencarne foram aparições espirituais, sendo fenômenos que sempre ocorreram, que sempre irão ocorrer, e que são explicáveis. A aparição de um espírito pode ser:
- Por meio de Vidência, sendo uma simples visão.
- Ou de Aparição, que é visível, não dando para tocar, e sim ver, sendo impalpável.
- e a Materialização, que é visível e tangível, se ver e se pode tocar.
         Então, aparições de Jesus depois da sua "ressurreição" estão de acordo com tais aparições espirituais.

          Naquela época os judeus tinham noções vagas e incompletas sobre a alma e sua ligação com o corpo físico. Foi preciso a humanidade amadurecer, para receber novos ensinos com o surgimento do Espiritismo e explicar-nos os fenômenos espirituais, afastando o sobrenatural e o surreal da vida.

         No livro A Gênese, Allan Kardec, no cap. 15 – item 61. Nos fala que: “Todos os evangelistas narram as aparições de Jesus, após sua morte, com circunstanciados pormenores que não permitem se duvide da realidade do fato. Elas, aliás, se explicam perfeitamente pelas leis fluídicas e pelas propriedades do perispírito e nada de anômalo apresentam em face dos fenômenos do mesmo gênero, cuja história, antiga e contemporânea, oferece numerosos exemplos, sem lhes faltar sequer a tangibilidade. Se notarmos as circunstâncias em que se deram as suas diversas aparições, nele reconheceremos, em tais ocasiões todos os caracteres de um ser fluídico.”

         O corpo do espírito é o perispírito, sendo fluídico, e pode ser modificado conforme o pensamento, a vontade, necessidade do espírito (até mesmo para ser melhor conhecido pelos encarnados), pois o perispírito é maleável. Assim, há casos em que o corpo espiritual pode se tornar visível e tangível, isto é, podendo ser visto e tocado. Isto explica porque Tomé pode tocar as chagas de Jesus com as próprias mãos. E também podendo aparecer e desaparecer, inesperadamente, como ocorreu com os dois discípulos, em Emaús.

         Assim, segundo as leis da natureza, outros espíritos também podem se tornar visíveis e se comunicarem após a morte. Do mesmo modo que a água se apresentar em estado sólido, líquido ou gasoso, conforme seu grau de condensação, de igual modo a matéria do perispírito poderá apresentar-se em estado sólido, vaporoso visível, ou vaporoso invisível. No entanto, as aparições tangíveis só têm da matéria carnal as aparências, na realidade, não há nelas carne.

        Existem diferenças fundamentais entre a materialização e a aparição. Não é preciso ser médium para ver o Espírito materializado. Podemos abraçá-lo, sentir-lhe o calor da temperatura, ouvir-lhe as pulsações do coração e com ele conversar naturalmente. Entretanto, no caso da aparição, o Espírito é visto apenas por quem tiver a mediunidade de vidência. As aparições são frequentes, mas as materializações são fenômenos mais raros, apesar de existirem diversos casos registrados na história. Um exemplo é o caso do Espírito de Katie King, que se materializou durante vários meses, em sessões na casa do cientista Willian Crookes. Deixava-se tocar, abraçar, escutar-lhe as pulsações do coração e fotografar. Depois , dissipava-se como um ligeiro nevoeiro. Para ocorrer este fenômeno é necessário combinar uma parte do fluido universal com o fluido que o médium libera, conhecido por ectoplasma. Disso resulta uma modificação no perispírito, que lhe altera momentaneamente as propriedades, a ponto de torná-lo visível e, em certos casos, tangível. Mas, é preciso que haja médiuns de efeitos físicos, voluntários ou involuntários, para que se produza este efeito. A emissão do fluido pode ser maior ou menor, conforme os médiuns sejam mais ou menos potentes. Isto independe do caráter e das qualidades morais da­queles que a possuem.


                           

        
        “O Cristo, porém, lhes apareceu e a sua fé se tornou tão profunda que, para a confessar, arrostaram todos os suplícios. As aparições do Cristo depois da morte asseguraram a persistência da ideia cristã, oferecendo-lhe como base todo um conjunto de fatos.” – Léon Denis, no livro Cristianismo e Espiritismo, cap. 5. 

       Certa vez, alguém perguntou a Chico Xavier sobre o que os espíritos dizem a respeito da natureza do corpo de Jesus, e ele respondeu que: “Jesus é como o sol num dia de céu azul, e nós somos apenas palitos de fósforo acesos, à hora do meio dia. O que é importante saber e discutir é sobre os Seus ensinamento e Sua vivência gloriosa.”



8 comentários:

  1. O corpo físico de Jesus acabou-se instantaneamente?
    Se sim, como fica o fato de que Jesus não veio para quebrar as regras/leis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beto!

      Ninguém em absoluto sabe o que aconteceu realmente com o corpo físico de Jesus, há hipóteses. Tanto que na postagem acima não falamos sobre como o corpo físico de Jesus acabou-se, e sim, a postagem é sobre as aparições que são explicáveis, por terem sido aparições espirituais.

      Mas, como está na postagem acima, e você também menciona a frase, do próprio Cristo Jesus que está no Evangelho escrito por Mateus, cap. 5 - ves.17: “ Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir.” Por meio dessa afirmativa do próprio Jesus, podemos refletir sobre a natureza do seu corpo físico, da sua vida, da sua passagem na Terra, pelo plano material. Essa afirmativa de Jesus nos causa reflexão em vários e vários temas, e um desses temas é em relação ao seu corpo físico depois da sua morte material. Como ele viveu entre nós e como nós, nas mesmas circunstâncias que o planeta Terra nos permite viver, e com um corpo material, Não teria ele sido exatamente como nós? E seu corpo físico não teria passado pelos mesmos processos de destruição que o nosso corpo físico passa depois da morte física? Ainda somos muito pequenos para responder tais perguntas, mas podemos refletir com base na afirmativa de Jesus de que Ele não veio destruir a Lei. Este é um assunto ainda desconhecido para todos nós, mas que nos chama a atenção, e que gera curiosidade.

      Amigo Leitor, Beto. Volte sempre ao Blog Jardim Espírita. Publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  2. Quando Jesus surge p os discípulos, 2 vezes dentro da casa (fechada) , conversa e desaparece numa névoa, o espiritismo diz ser uma materialização; porém no sepulcro, quando o corpo físico desaparece, não têm explicação...Jesus teria vivido toda sua vida, materializado? Não teve um corpo denso, físico como o nosso? Paz!..

    ResponderExcluir
  3. Olá, Amigo Leitor Mellodia!

    A sua pergunta é bastante interessante, e das que entra na área do mistério, do desconhecido.

    Como o Cristo Jesus é um Espírito Superior, com todos os conhecimentos das leis físicas, leis que até mesmo são ainda desconhecidas para o nosso planeta atualmente devido ao estado evolutivo da humanidade, uma das probabilidades é que o corpo físico dele se autodestruiu, por meios de leis físicas desconhecidas para nós, e quem sabe com a ajuda de Espíritos Evoluídos que O acompanhava na sua missão.

    Outra explicação que achei interessante encontrada no livro O Sublime Peregrino, Pelo Espírito Ramatis, Psicografia de Hercilio Maes, capitulo XXIII, fala que Pedro e José de Arimatéia transferiram em segredo o corpo de Jesus para outro lugar. Vejamos a pergunta e a resposta do espírito Ramatis para essa questão:


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PERGUNTA: — Mas o seu corpo não desapareceu do túmulo?

      RAMATÍS: — Quando Maria de Magdala "foi cedo ao túmulo, sendo ainda escuro, viu a pedra removida" (João. X — 38). E' evidente que, se Jesus tivesse ressuscitado em corpo e alma e aparecido aos apóstolos atravessando as paredes de tijolos da casa onde eles se encontravam, também teria atravessado o seu túmulo sem precisar remover a pedra de entrada! Após a morte do Mestre, o assessor de Pôncio Pilatos autorizou que o seu corpo fosse entregue à família, conforme pedido feito por José de Arimatéia. Então Maria, sua mãe, Tiago, o maior, juntamente com João, Marcos, Pedro e Tiago irmão de João, desceram o corpo que estava na cruz; e as mulheres se encarregaram de preparar a balsamização de acordo com os costumes da época e da raça judaica. Em seguida, seriam aplicados óleos cheirosos e extratos de plantas aromáticas, pois o enterro seria no dia seguinte. E o túmulo foi fechado com pesada pedra como porta; pois era uma pequena gruta escavada no topo da colina pedregosa. A turba já se aquietara, satisfeita em sua sanha homicida, como a fera que se acomoda depois do estômago farto. Os soldados desciam a encosta gracejando na sua inconsciência infeliz. Alguns discípulos de Jesus, temerosos de vexames ou agressões, iam furtivamente ao monte do Calvário, movidos pela intensa amargura e saudade daquele homem de virtudes tão raras e sublimes!
      No entanto, Pedro ficara bastante preocupado, depois que ouvira rumores de vândalos e criaturas embriagadas, a soldo do Sinédrio, que se propunham profanar o túmulo de Jesus e arrastar-lhe o corpo pelas ruas. Era intenção dos sacerdotes extinguir qualquer impressão favorável à doutrina e à pessoa de Jesus, evitando quaisquer demonstrações dramáticas, que dessem vida e alento à tragédia da cruz. O rabi da Galileia deveria ser esquecido ou aviltado a todo custo, para afastar-se o perigo de se formar uma casta de seguidores, estimulados por qualquer pretenso milagre ou saudosismo religioso. Deste modo, Pedro resolveu procurar José de Arimatéia e expor-lhe as suas desconfianças; e como o seu amigo também alimentava as mesmas preocupações, decidiram transferir o corpo de Jesus para outro local, desconhecido de todos.

      Excluir
    2. Então, após verificarem que a cidade dormia, ambos dirigiram-se ao sepulcro; e, munidos de roletes de lenho e alavancas, fizeram deslizar a pedra de entrada mediante esses gonzos improvisados. Em seguida, mudaram as vestes ensanguentadas de Jesus, por novos lençóis limpos e incensados; depois, no silêncio da noite, desceram a encosta do Calvário e sepultaram o corpo num túmulo desconhecido, abandonado no meio do capinzal e de ruínas esquecidas. Deste modo, evitaram a coisa mais atroz para o judeu, na época, e que seria suprema profanação e o próprio abandono de Jeová; um corpo insepulto! E no caso de Jesus, semelhante aviltamento à sua figura missionária daria ensejo a incertezas e dúvidas que truncariam muita fé do ideal cristão! Seu corpo, ficando insepulto, significaria, conforme a tradição hebraica, uma negação aos direitos de liderança; e sua memória não deveria ser maculada por acontecimento tão fanático!
      No entanto, Pedro e José de Arimatéia captaram as orientações do Alto; e num empreendimento elogiável, guardaram absoluto segredo até de Maria de Magdala e da mãe do Amado Mestre, apagando todos os vestígios da mudança. Embora tal fato fosse a causa de Madalena ter encontrado o túmulo vazio, e isto desse lugar à fantasia da ressurreição de Jesus, em "corpo e espírito", Pedro e José de Arimatéia consentiram que esse boato prevalecesse, pois contribuía para que os asseclas do Sinédrio desistissem de profanar o corpo de Jesus, deixando-o insepulto para humilhá-lo! Ademais, isso avivava o ânimo dos seus próprios discípulos, o que era preciso fazer-se, no momento, em que a maioria começava a debandar. Mas em face da compreensão da humanidade, no vosso século, é preciso reajustar-se todos os fatos ocorridos na vida do Amado Jesus, para que ele reine no coração de todos os homens, sem quaisquer dúvidas e desconfianças geradas por acontecimentos fantasiosos!

      Em relação a sua pergunta se Jesus teve um corpo físico denso como o nosso, ou se ele viveu materializado, o que podemos refletir é que, Jesus Nasceu de Maria, sendo assim Maria constituiu o Corpo Físico de Jesus em seu organismo, lembremos o que Jesus mesmo falou: “Eu não vim destruir a lei.”

      Embora essa questão sobre a natureza do corpo de Jesus ou o seu desaparecimento do sepulcro nos chame a atenção e a curiosidade, devemos mesmo é nos apegar aos ensinos que Mestre Jesus nos deixou, e que através dos séculos vem nos convidando a segui-los e pratica-los.

      Mellodia, espero que a resposta com essas questões levantadas lhe traga alguma luz sobre o assunto, ou que sirva para reflexão. Volte sempre ao Blog Jardim Espírita, publicamos nova postagem toda semana! Gratidão pela sua participação!

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir
  4. Quando o corpo de Jesus foi colocado no sepulcro, junto a entrada foram postos 2 soldados para que assim evitassem de roubar o corpo, fazendo assim com que se evitasse a prova da ressurreição, se Pedro junto a José de Arimateia levaram o corio de Jesus, porque os soldados não ouviram, ou os impediram? Jesus já reencarnação outras vezes,ou essa foi a única vez? Jesus foi concebido pelo espírito santo, ou foi feito como uma pessoa normal? Desde já agradeço pelas respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amigo(a) Leitor(a)!

      Questões oportunas para reflexão, em que entra na área do mistério, do desconhecido em que ninguém tem a resposta, apenas hipóteses, teorias.

      Resposta a sua primeira pergunta sobre o corpo físico de Jesus e os saldados:
      Como vimos na postagem acima, na parte das passagens evangélicas, os trechos em que as mulheres chegam logo cedo para visitar o corpo de Jesus, os saldados que foram postos não se encontravam mais no local, apenas é narrado presença de desconhecidos, como um jovem de túnica branca, outro narra a aparição de dois anjos vestidos de branco, e do próprio Jesus (para nós espíritas, em espírito). Ou seja, ninguém sabe o que ocorreu durante aquele período em que deixaram o corpo de Jesus guardado no sepulcro até a chegada das mulheres no domingo de manhã. Muitas e muitas coisas podem terem acontecidos. Por que os saldados não estavam mais lá no sepulcro na manhã do domingo? Será que durante a noite, a madrugada, aconteceram fenômenos espirituais que os assustaram e fizeram eles saírem de lá, de seus postos? É uma TEORIA, uma HIPÓTESE esta apresentada pelo espírito Ramatis em que Pedro e José de Arimateia pegaram o corpo de Jesus e o levaram para outro lugar em segredo para não ser profanado, agora se o fizeram, como fizeram para driblar os saldados e para eles não estarem lá no domingo de manhã, é um mistério. Como é um mistério o que acontece realmente com o corpo do Cristo Jesus.

      Resposta a sua segunda pergunta sobre encarnações de Jesus:
      Para nós espíritas, Jesus viveu em vários planetas, até mesmo planetas que não mais existem, conquistando a sua evolução espiritual, através de diversas encarnações, chegando o seu espírito ao patamar que o conhecemos como o Cristo Jesus. Aqui no planeta Terra, Ele sendo o nosso governador planetário, Ele encarna como missão em favor da humanidade.

      Resposta a sua terceira pergunta sobre a concepção de Jesus:
      Para nós espíritas, a concepção de Jesus foi normal. Que não deixa de ser Divino. Tanto que Ele nos fala em Mateus, cap. 5 – ves. 17: “Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Eu não vim para anular, mas para cumprir.” Sendo sua Mãe Maria e seu Pai José espíritos de alta estirpe.

      Agradecemos pelas suas perguntas. E volte e comente sempre. Publicamos novas postagens toda semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Blog Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!