Translate

sexta-feira, 18 de março de 2016

JEJUM NOS PENSAMENTOS, NOS ATOS E NA FALA

         A palavra jejum vem do latim – jejunus – que significa: privação, abstenção de toda espécie de alimento durante o dia ou de outro período de tempo, por penitência.


        Estamos com a consciência madura para direcionar o nosso “jejum” para nossa mente, atos e fala. Isto por que, o que adianta nos privar de comida se direcionamos nossas atitudes, conversação e pensamentos para a inferioridade? É como Jesus falou: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.”(Mt 15:11) Não é o jejum que torna o ser melhor, nem que vai ser “mais visto” por Deus, mas sim, o que se faz da vida, como direcionamos nossos pensamentos, fala, atitudes, visão, audição; como tratamos as pessoas, como nos comportamos a cada dia... Não é o que entra pela boca, mas como Cristo Jesus falou, é o que procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.(Mt 15:18-19)

       Voltemos a nossa determinação para o aprimoramento espiritual, pois antes de tudo, somos seres espirituais vivenciando a experiência física. Nossas necessidades não se limitam as físicas, mas vai muito além, na nossa essência – nosso espírito. Jejuemos da preguiça, da raiva, da falta de compaixão, da maledicência – fofoca, da falta de educação, dos pensamentos inferiores, dos atos negativos, dos sentimentos torpes, das mentiras, do egoísmo, da inveja, do julgamento alheio, da cobiça... De tudo que faz mal e traz negatividade à nossa vida e a vida alheia.

       Há um texto bastante enriquecedor de São João Crisóstomo, sobre o Jejum, segue abaixo para refletirmos:


“A honra do jejum consiste não na abstinência da comida, mas em evitar as ações pecaminosas; quem limita o seu jejum apenas à abstinência de carnes o desonra. Praticas o jejum? Prova-me por tuas obras! Perguntas que tipo de obras? 

Se vires um inimigo, reconcilia-te com ele!

Se vires um amigo tendo sucesso, não o inveje!

Se vires uma mulher bonita, passe sem olhar!

Que não apenas a boca jejue, mas também os olhos, e os ouvidos, e os pés, e as mãos, e todos os membros de nossos corpos. 

Que as mãos jejuem sendo puras da avareza e da rapina.

Que os pés jejuem, deixando de caminhar para espetáculos imorais.

Que os olhos jejuem, não se detendo sobre feições belas, ou se ocupando de belezas exóticas.

Pois o que é visto é a comida dos olhos, mas se o que for visto for imoral ou proibido, macula-se o jejum e perturba toda a segurança da alma; mas se for moral e seguro, o que é visto adorna o jejum. Pois seria absurdo abster-se da comida permitida por causa do jejum, mas devem os olhos absterem-se até de tocar o que é proibido. Não comes carne? Então não se alimente de luxúria através dos olhos. 

Que também os ouvidos jejuem. O jejum dos ouvidos consiste em recusar-se a ouvir assuntos perversos e calúnias. ‘Não receberás notícias falsas’, já foi dito.

Que a boca também jejue de falar coisas vergonhosas e de ficar reclamando. Pois que ganhas se te absténs de pássaros e peixes, e mesmo assim mordes e devoras teu próximo? O que tem fala maligna come a carne de seu irmão, e morde o corpo de seu próximo.” (São João Crisóstomo)


2 comentários:

  1. Nossa, estou encantada com seu blog. Posso compartilhar algumas mensagens? Principalmente agora na semana santa?
    Deus te abençoe e guarde. E continue seu trabalho, pois com certeza está pessoas. Boa pascoaajudando a muit

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!

      Primeiramente desculpe a demora em responder, a última semana estava em viagem, houve impossibilidade de responder aos comentários.

      Patrícia, fique a vontade para compartilhar as postagens as mensagens, apenas por favor divulgue a fonte do nosso blog, para que mais pessoas possam acessar e conhecer o Jardim Espírita, o nosso pequeno trabalho, que é para vocês que ele existe.

      Agradecemos pelo acesso, muita gratidão. E continue sempre acessando o Jardim Espírita, publicamos novas postagens toda a semana.

      Deus conosco.
      Paz, Luz e Harmonia.
      Jardim Espírita.

      Excluir

Todos podem deixar seu comentário no Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). Então fiquem a vontade para comentar!