Translate

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

MAU OLHADO, NO ENTENDIMENTO DO ESPIRITISMO

          No Espiritismo o mau olhado é examinado por meio dos fenômenos anímicos, que é uma atividade do espírito encarnado. Sendo entendido como resultado de uma emissão magnética intensa de vibração mental, de alguém que se deixa dominar ou é dominado por sentimentos de vibração inferior como a inveja, a competitividade, o rancor, o ódio, o ciúme... Dentre outros sentimentos sem nobreza. E ao descarregar esta onda de sentimentos/pensamentos negativos e de vibrações perversas, muitas vezes atinge aquele contra ao qual é dirigido esses pensamentos negativos, perturbador. E atinge-o porque o outro se encontra em uma faixa vibratória equivalente, e através do fenômeno da sintonia capta aquela descara perturbadora. Sendo que a sensibilidade em sofrer esta ação magnética varia de pessoa para pessoa.

         O pensamento é uma energia eletromagnética e a mais poderosa no Universo, que parte de um emissor e alcança a um ou vários receptores, impulsionada pela vontade. Essa energia tem densidade, cor, cumprimento de onda e outros atributos. Recebemos e emitimos pensamentos, ininterruptamente; dependendo de como é emitido pode construir ou destruir, e somado a vontade consciente ou inconsciente, acarretam distúrbios consideráveis afetando pessoas, animais e plantas.

        Como o amor tem a sua resposta e transmite uma reação positiva que volta para o que ama, o mal também transmite as energias maléficas que tanto leva ao seu alvo podendo ser devolvida ao emissor a resposta correspondente. 


                    

        Assim, o mau olhado é ocorrência no campo das vibrações. Quando diz que uma pessoa tem o olho mau, e produz a morte de plantas, de pequenos animais e adoecem pessoas, é verdade. Mas, não é o olhar, é a mente. A mente que dispara pensamentos venenosos, normalmente são pessoas egoístas, portadoras ainda de muitas imperfeições, como a maioria de nós, porém algo piores, com a inveja, o ressentimento... Então, disparam essa onda mental que atingem a outra pessoa em que é direcionado o pensamento, e podendo atingir também as plantas, os animais de pequeno porte. Mas, as vezes as pessoas não tem esse conhecimento, e fazem-no sem se dar conta, já alguns são conscientes do chamado poder negativo, de que são portadores, é uma questão portanto emocional e mental, porque na hora que pessoa mudar de atitude mental terá um poder curativo, poderá ajudar através de vibrações, poderá contribuir por meio dos fluidos benéficos para o paciente.

         Então, o mau olhado nada mais é do que a emanação de fluídos nocivos de um indivíduos em direção a outras pessoas ou à alguém em particular. Essas ondas carregadas de formas podem ser captadas caso exista uma sintonia mental entre emissor e receptor, caso contrário essas mesmas ondas voltam a quem direcionou, seguindo os princípios da Lei de Ação e Reação.

         Os instintos agressivos irradiados no ambiente são capazes de criar desarmonias físicas entre os semelhantes, até mesmo no reino animal, com diferença que estes ainda não conquistaram a consciência dos seus atos. Diferentes dos seres humanos responsáveis pelo conteúdo e direção dos seus pensamentos.

        No caso dos bebês, eles contam com o carinho e amor da mãe, para não serem afetados pelo mau olhado, as defesas dos sentimentos maternos os protegem. Ou seja, o amor materno e o amor do lar cria uma barreira protetora contra as más energias que podem trazer o mau olhado para o bebê.

        Em relação as benzedeiras, são, geralmente, senhoras maduras com desprendimento, e sem sentimentos negativos para com o próximo. Elas aplicam um passe sem saber. São pessoas portadoras de um bom magnetismo que colocam a

serviço do bem, Deus utiliza o seu sentimento bom, o seu desejo de ajudar, e os bons espíritos ajudam, e os resultados podem serem eficazes, principalmente se não forem pagos. No livro, O Consolador, o Espírito Emmanuel respondendo à pergunta: “A chamada benzedura, nos meios populares, será uma modalidade de passe?”, afirma categórico: “As chamadas ‘benzeduras’, tão comuns no ambiente popular, sempre que empregadas na caridade, são expressões humildes do passe regenerador, vulgarizando nas instituições espiritistas de socorro e assistência.” (Psicografia de Chico Xavier, O Consolador, p.68)

        O mau olhado ainda existe por causa que estamos em um mundo ainda atrasado moralmente, sendo decorrente do meio. A psicosfera do planeta Terra é muito densa, escura, sendo um dos mais atrasados. O Espírito Ramatis, nos esclarece que: "Tanto quanto mais delicado é o ser, mais ele também é afetado pelas hostilidades próprias do meio onde vive."

         O melhor recurso para nos defender dessas energias negativas é fazer prece sempre. Em qualquer circunstancia fazer prece. É o “Orai e Vigiai” que Jesus nos aconselhou. E a pratica de ações na esfera do bem, exercer a caridade, o amor ao próximo; a renovação do psiquismo, por pensamentos saudáveis; a busca da vivencia e a pratica dos ensinamentos morais de Jesus; e pra quem frequenta instituições espíritas, o passe, a água fluidificada, junto da evangelização; são eficazes para o reequilíbrio de nosso campo psíquico/espiritual, pois cria em torno de nós um campo vibratório benéfico e protetor, estabelecendo barreiras que nos protegerão destas vibrações maléficas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!