segunda-feira, 20 de maio de 2024

ENSINOS DO MUNDO ESPIRITUAL PARA O PLANO FÍSICO


        É de boa técnica pedagógica do Mundo Espiritual que toda a verdade transmitida à terra seja dosada de conformidade com a possibilidade de percepção e assimilação daqueles que vão recebê-la. A espiritualidade não diz mais nem ensina mais do que aquilo que a média geral da humanidade pode receber. Alguns discípulos ou iniciados recebem em particular muita informação mais adiantada. Todavia, ficam obrigados a não revelar. Pelo seu próprio adiantamento sabem eles que não devem fazê-lo. Se a espiritualidade der mais que a humanidade pode assimilar estabeleceria a desordem na Casa do pai e a perturbação nas mentes humanas.

        Realmente, no plano espiritual há recomendações severas com referência ao envio de revelações a planos ou criaturas que não atingiram ainda o clima interior necessário para entendê-las. As vezes preferem as Forças Espirituais que a notícia venha aparentemente incompleta. Afirmam que será melhor. Paulatina e gradativamente serão transmitidas novas notícias que virão esclarecer os pontos aparentemente incompreensíveis. Ensino mais demorado, porém seguro.

        À proporção que o conhecimento cientifico avança, o homem vai enxergando mais longe e mais claramente e vai alterando todos os seus conceitos. Nem os espíritos que vivem em outras faixas vibratórias do Universo retêm a Verdade Integral.

        A verdade é dosada. Aos goles, pouco a pouco, o homem irá recebendo e compreendendo todos os problemas. A pedagogia para ser eficiente deve ser ministrada com sabedoria.

        Isso porque o que é novo causa impacto. Pela novidade e pela originalidade. O que é novo e original sempre impressiona. Especialmente sendo de outro plano. Causa um choque. O novo, por ser incomum e de esfera diferente, quase sempre, choca. O imprevisto, o inusitado, abala e às vezes até confunde, quando vem substituir o existente e já estabelecido. Ninguém gosta de aceitar uma coisa que vem alterar o que se aceita há longo tempo. O moderno de hoje, só agora revelado, abala o tradicional que já faz parte da vida humana...

        Não temos condições de aceitar informações mais elevadas. As revelações só poderiam ser transmitidas gradativamente e por imagens, por comparação. A palavra humana ainda é muito precária e pode confundir. O homem infelizmente, pela sua vaidade, quer sempre mais, esquecido de que muita vaidade pode conduzi-lo à loucura! Para compreender certos ensinamentos mais elevados é preciso possuir evolução maior. Realmente, quando atingirmos um grau maior de evolução compreendemos claramente o sentido oculto do ensinamento. O sentido oculto salta para fora. A cada grau de evolução revela os ensinamentos dessa evolução ensinados por espíritos detentores de evolução correspondente. Por mais que alguém se esforce não compreenderá senão o ensinamento que corresponda à sua própria evolução.

        Se insistir entrará em confusão. O seu Espírito só aceita tranquilamente o que pode assimilar. Aí, seria o caso de dizer: A cada um será dado de acordo com a sua evolução. “Deus não dá pedra a quem pede pão”. Também não dá entendimento a quem não pode assimilar. E para evoluir mais é preciso trabalhar mais em si mesmo.

        Se, pois, em sua previdente sabedoria, a Providência não revela as verdades senão gradualmente, as revela sempre à medida que a Humanidade está madura para recebê-las; Ela as mantém em reserva e não sob o alqueire. (...) e Jesus está com a verdade quando diz que não há nada de secreto que não deva ser conhecido. Tudo o que está oculto será revelado um dia, e o que o homem não pode ainda compreender na Terra, lhe será sucessivamente revelado nos mundos mais avançados, e quando estiver purificado; neste mundo, ele está ainda no nevoeiro.

        O Espiritismo vem hoje lançar luz sobre uma multidão de pontos obscuros; não a lança inconsideradamente. Os Espíritos procedem nas suas instruções com uma admirável prudência; não foi senão sucessiva e gradualmente que abordaram as diversas partes conhecidas da doutrina e é assim que as outras partes serão reveladas à medida que o momento tenha chegado para fazê-las sair da sombra. Se a tivessem apresentado completa desde o início, ela não teria sido acessível senão a um pequeno número; teria mesmo assustado os que para isso não estavam preparados, o que teria prejudicado a sua propagação. Se, pois, os Espíritos não dizem ainda tudo ostensivamente, não é porque haja na doutrina mistérios reservados e privilegiados, nem que coloquem a candeia sob o alqueire, mas porque cada coisa deve vir no seu tempo oportuno; eles deixam a uma ideia o tempo de amadurecer e se propagar antes de apresentarem uma outra, e aos acontecimentos o de lhe preparar a aceitação.



Fonte:
- Livro: O Sexo Além da Morte. Obra Mediúnica de R.A. Ranieri. Orientado pelo Espírito André Luiz.
- Livro: A 2ª Morte. Obra Mediúnica de R.A. Ranieri. Pelos Espíritos André Luiz e Altino.
- Livro: O Evangelho Segundo o Espiritismo. Allan Kardec. Cap. XXIV – item 5 e 7.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!