6. Do
ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que
constituem as diferentes religiões. Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse
aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega.
Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o
verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão.
Levada ao excesso, produz o fanatismo. Em assentando no
erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o
futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o
que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada
religião pretende ter a posse exclusiva
da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é
confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.
7.
Diz-se vulgarmente que a fé não se prescreve, donde
resulta alegar muita gente que não lhe cabe a culpa de não ter fé. Sem dúvida,
a fé não se prescreve, nem, o que ainda é mais certo, se
impõe. Não; ela se adquire e ninguém há que esteja impedido de
possuí-la, mesmo entre os mais refratários. Falamos das verdades espirituais
básicas e não de tal ou qual crença particular. Não é à fé que compete
procurá-los; a eles é que cumpre ir-lhe ao encontro e, se a buscarem
sinceramente, não deixarão de achá-la. Tende,pois, como certo que
os que dizem: “Nada de melhor desejamos do que crer, mas não o podemos”, apenas
de lábios o dizem e não do íntimo, porquanto, ao dizerem isso, tapam os
ouvidos. As provas, no entanto, chovem-lhes ao derredor; por que fogem de
observá-las? Da parte de uns, há descaso; da de outros, o temor de serem
forçados a mudar de hábitos; da parte da maioria, há o orgulho, negando-se a
reconhecer a existência de uma força superior, porque teria de curvar-se diante
dela.
Em
certas pessoas, a fé parece de algum modo inata; uma centelha basta para
desenvolvê-la. Essa facilidade de assimilar as verdades espirituais é sinal
evidente de anterior progresso. Em outras pessoas, ao contrário, elas
dificilmente penetram, sinal não menos evidente de naturezas retardatárias. As
primeiras já creram e compreenderam; trazem, ao renascerem,
a intuição do que souberam: estão com a educação feita; as
segundas tudo têm de aprender: estão com a educação por fazer. Ela, entretanto,
se fará e, se não ficar concluída nesta existência, ficará em outra.
A resistência do
incrédulo, devemos convir, muitas vezes provém menos dele do que da maneira por
que lhe apresentam as coisas. A fé necessita de uma base, base que é a
inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é
preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é
deste século, tanto assim que precisamente o dogma da fé cega é que produz
hoje o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a
abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o
livre-arbítrio. É principalmente contra essa fé que se levanta o incrédulo, e
dela é que se pode, com verdade, dizer que não se prescreve. Não admitindo
provas, ela deixa no espírito alguma coisa de vago, que dá nascimento à dúvida.
A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma
obscuridade deixa. A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem
certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé
inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em
todas as épocas da Humanidade.
A esse resultado
conduz o Espiritismo, pelo que triunfa da incredulidade, sempre que não
encontra oposição sistemática e interessada.
Fonte: O Evangelho Segundo o Espiritismo - Cap.19
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos podem deixar seu comentário no Blog Jardim Espírita. Se for caso de resposta, responderei assim que poder, podendo levar alguns dias.
Não publicarei comentários que contenham termos vulgares, palavrões, ofensas, publicidade e dados pessoais (como e-mail, telefone, endereços, etc.). E não entrarei em contato por ligação telefônica, nem mensagem de SMS, nem por mensagem de Whatsapp... Podemos nos comunicar sempre por aqui pela área dos comentários do Blog, que acompanhamos as suas mensagens e respondemos no mesmo local, na mesma postagem que foi realizada a mensagem conforme o tempo que tenho disponível. Então fiquem a vontade para comentar!